Um fator completamente decisivo para o sucesso e crescimento estruturado de uma empresa envolve a boa gestão e organização dos processos internos. Para que isso aconteça, investir e implementar o conceito de GRC é importante.
Porém, o que significa essa sigla e qual sua importância ao administrar um negócio? Neste artigo explicaremos em detalhes sobre o assunto.
Entendendo o GRC e como ele é formado
Primeiramente, é fundamental compreender que GRC é uma sigla para Governança, Riscos e Compliance, tendo como principal objetivo promover uma metodologia que integre todos os processos de uma empresa de forma clara, funcionando de acordo com todas as políticas, leis e normas.
Essa metodologia combina três práticas respectivas a cada letra da sigla, sendo elas:
Governança
Práticas que se referem aos processos e como eles são administrados, com o foco em trazer maior transparência e clareza entre os setores e equipes.
Isso acontece por meio de regras e políticas que visam aumentar a integração entre os setores, informações e atividades com padrões de gestão para evitar erros de comunicação e otimizar toda a produtividade empresarial.
Riscos
Envolve a realização de uma análise intensiva de riscos internos, analisando todas as operações para identificar quais necessitam de maior controle e atenção para mitigar e evitar falhas.
Esses riscos podem ser tanto operacionais quanto estratégicos, avaliando e até mesmo antecipando problemas.
Compliance
O foco da compliance ou conformidade está em garantir que todas as práticas da empresa estão de acordo com normas e leis tanto internas quanto externas. Assim, se assegura que todas as decisões da empresa estejam adequadas.
Qual sua importância?
De modo a evitar problemas e aprimorar toda a empresa, a metodologia GRC faz com que a organização cresça de forma próspera, estável e segura. Como resultado, a visibilidade da marca acaba sendo mais positiva, garantindo maior confiança no mercado.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo com que pesquisem sobre a reputação das empresas e de como os seus processos funcionam, algo que também é visto por investidores e possíveis parceiros.
Usar esse método promove uma pesquisa intensa sobre os riscos, necessidades e perspectivas do negócio, tornando tudo muito mais unificado.
Vantagens
Ao aplicar as práticas de GRC, o caminho certo é tomado, gerando assim diversas vantagens. Veja quais são logo abaixo:
Diminuição de custos
Os custos podem ser reduzidos consideravelmente, já que essa metodologia evita penalidades por não conformidade nas operações, além de processos mais efetivos e gastos que irão focar nos maiores riscos.
Maior segurança
Colaboradores atuando com o GRC em prática possuem uma melhor orientação e maior clareza de informações, resultando em uma melhoria na comunicação que garante a boa transmissão de estratégias.
Imagem positiva
Implementar essas práticas resulta em uma imagem mais positiva no mercado como mencionado anteriormente, o que acaba agregando maior valor, reputação e respeito, fidelizando os clientes.
Empresas que procuram ir além necessitam observar constantemente os fatores que envolvem o método GRC, aprimorando constantemente os processos com maior clareza aos colaboradores e garantindo que tudo esteja de acordo com as conformidades.
Deseja entender mais sobre a metodologia e como implementá-la? Veja mais clicando aqui.
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