Skip to content

GRC: entenda o que é e sua importância para a gestão da empresa

GRC: entenda o que é e sua importância

GRC: entenda o que é e sua importância para a gestão da empresa

Um fator completamente decisivo para o sucesso e crescimento estruturado de uma empresa envolve a boa gestão e organização dos processos internos. Para que isso aconteça, investir e implementar o conceito de GRC é importante.

Porém, o que significa essa sigla e qual sua importância ao administrar um negócio? Neste artigo explicaremos em detalhes sobre o assunto.

Entendendo o GRC e como ele é formado

Primeiramente, é fundamental compreender que GRC é uma sigla para Governança, Riscos e Compliance, tendo como principal objetivo promover uma metodologia que integre todos os processos de uma empresa de forma clara, funcionando de acordo com todas as políticas, leis e normas.

Essa metodologia combina três práticas respectivas a cada letra da sigla, sendo elas:

Governança

Práticas que se referem aos processos e como eles são administrados, com o foco em trazer maior transparência e clareza entre os setores e equipes.

Isso acontece por meio de regras e políticas que visam aumentar a integração entre os setores, informações e atividades com padrões de gestão para evitar erros de comunicação e otimizar toda a produtividade empresarial.

Riscos

Envolve a realização de uma análise intensiva de riscos internos, analisando todas as operações para identificar quais necessitam de maior controle e atenção para mitigar e evitar falhas.

Esses riscos podem ser tanto operacionais quanto estratégicos, avaliando e até mesmo antecipando problemas.

Compliance

O foco da compliance ou conformidade está em garantir que todas as práticas da empresa estão de acordo com normas e leis tanto internas quanto externas. Assim, se assegura que todas as decisões da empresa estejam adequadas.

Qual sua importância?

De modo a evitar problemas e aprimorar toda a empresa, a metodologia GRC faz com que a organização cresça de forma próspera, estável e segura. Como resultado, a visibilidade da marca acaba sendo mais positiva, garantindo maior confiança no mercado.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo com que pesquisem sobre a reputação das empresas e de como os seus processos funcionam, algo que também é visto por investidores e possíveis parceiros.

Usar esse método promove uma pesquisa intensa sobre os riscos, necessidades e perspectivas do negócio, tornando tudo muito mais unificado.

Vantagens

Ao aplicar as práticas de GRC, o caminho certo é tomado, gerando assim diversas vantagens. Veja quais são logo abaixo:

Diminuição de custos

Os custos podem ser reduzidos consideravelmente, já que essa metodologia evita penalidades por não conformidade nas operações, além de processos mais efetivos e gastos que irão focar nos maiores riscos.

Maior segurança

Colaboradores atuando com o GRC em prática possuem uma melhor orientação e maior clareza de informações, resultando em uma melhoria na comunicação que garante a boa transmissão de estratégias.

Imagem positiva

Implementar essas práticas resulta em uma imagem mais positiva no mercado como mencionado anteriormente, o que acaba agregando maior valor, reputação e respeito, fidelizando os clientes.

Empresas que procuram ir além necessitam observar constantemente os fatores que envolvem o método GRC, aprimorando constantemente os processos com maior clareza aos colaboradores e garantindo que tudo esteja de acordo com as conformidades.

Deseja entender mais sobre a metodologia e como implementá-la? Veja mais clicando aqui.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Newsletter