Quando operações são realizadas entre empresas de um mesmo grupo, como, por exemplo, compras de bens e serviços, empréstimos, taxas de administração, dividendos, alocações de custos e royalties entre uma filial e outra ou entre uma filial e a matriz, é necessário consolidar o saldo contábil entre as empresas e reportar corretamente. Esse processo é denominado contabilidade intercompany, um velho conhecido de grandes conglomerados e, principalmente, empresas com presença global.
Na contabilidade intercompany, algumas transações entre o grupo são eliminadas, como duplicatas a receber, contas correntes ou comissões sobre vendas, e apenas os valores de operações com terceiros, ou seja, que não pertencem ao grupo, são apurados. Isso porque a empresa mãe (matriz) não pode registrar a transação como lucro ou prejuízo, a menos que envolva uma entidade externa.
Conforme descreve a BlackLine, líder mundial em soluções para automação contábil, as transações entre empresas são uma etapa importante no processo contábil. A contabilidade intercompany permite que a empresa registre e avalie todas as atividades financeiras de forma completa e precisa. Possibilita também analisar todas as responsabilidades em que possa incorrer em nome de qualquer uma de suas subsidiárias e cumprir os regulamentos tributários em diferentes jurisdições onde suas subsidiárias estão localizadas.
Confira as respostas para dúvidas mais frequentes elencadas pela BlackLine:
Por que as transações entre empresas são importantes?
As transações entre empresas são uma parte essencial do processo de contabilidade comercial. Para uma empresa com subsidiárias, grande parte de sua atividade financeira pode ocorrer entre e dentro de subsidiárias ou divisões. Isso se tornou ainda mais comum na economia global de hoje.
A contabilidade intercompany ajuda as empresas com várias divisões e subsidiárias a preparar demonstrações financeiras consolidadas precisas — para fornecer uma imagem clara e transparente de sua saúde financeira e evitar disputas.
Quais são os elementos básicos de uma transação entre empresas?
Todos os lançamentos contábeis manuais para transações entre empresas compartilharão os mesmos elementos comuns. Eles detalharão que tipo de transação ocorreu, como empréstimo, compra ou taxa.
A entrada incluirá as datas de início e término da transação e detalhará quais entidades estiveram envolvidas na transação, bem como o valor total da transação. Como qualquer entrada de diário, também será acompanhado de documentação relevante, como faturas ou contratos de empréstimo.
Como são registradas as transações entre empresas?
As transações intercompany são registradas de maneiras diferentes, dependendo da natureza da transação. Por exemplo, se uma subsidiária de uma empresa vender estoque para outra, a transação será registrada como uma entrada de contas a receber para a subsidiária vendedora e como contas a pagar para a subsidiária compradora.
Se uma controladora fizer um empréstimo para uma de suas controladas, ele será registrado como um ativo para a controladora e um passivo para a controlada. Em ambos os casos, as transações serão eliminadas antes da preparação das demonstrações financeiras consolidadas.
A utilização de um software específico para o controle e registro contínuo das transações intercompany pode ser um grande aliado no dia a dia das equipes de contabilidade. Sistemas integrados facilitam muito as transações intercompany. Com a BlackLine, por exemplo, é possível centralizar o gerenciamento das operações entre empresas para aumentar a visibilidade e a transparência dos detalhes no nível da transação. Além de gerenciar e formalizar centralmente os processos de gestão de disputas.
No comment yet, add your voice below!