Venha conversar com um time de peso sobre como estar preparado para um novo cenário regulatório
mais rígido e vigilante
Gestão de Riscos e Compliance em Fintechs: um debate sobre continuidade de negócios
Data:
12/07
Horário
10h
Depois da inovação, a regulação
Sua fintech está preparada para regras de conformidade mais rígidas?
A partir de janeiro de 2023, as Fintechs classificadas como instituições de pagamento passarão a ter regras proporcionais ao seu porte e complexidade por determinação do Banco Central, assim como os bancos. Esse é mais um importante (e polêmico!) capítulo adicionado ao antigo debate sobre a regulamentação do segmento. O prazo para a adequação se estende até 2025 e o relógio já começou a contar.
Quais os próximos passos e impactos para o segmento? Como continuar inovando e oferecer serviços financeiros alinhados a uma governança regulatória e de riscos cada vez maiores?
Reunimos as Fintechs Pic Pay e Bitso para um debate sobre boas práticas em gestão de riscos e governança em tempos de regulamentação mais rígida e vigilante. Mediado pela jornalista Léa de Luca, editora do portal Fintechs Brasil, vamos compartilhar experiências, falar sobre continuidade de negócios e refletir sobre as tendências do setor.
Conheça os painelistas:
Edvaldo Almeida
Head de Novos Negócios
Léa De Luca
Fintech Brasil (mediadora)
Alexandre Camargo
Gerente da área de Riscos e
PLD-CFT do PicPay
Economista e gerente da área de Riscos e PLD/CFT do PicPay com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro atuando diretamente em grandes instituições.
Jornalista especializada em negócios, economia e finanças, com mais
de 30 anos de experiência. Foi repórter e editora em veículos como Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Exame, Harvard Business Review Brasil e muitos outros. Também é sócia da agência LDL Multimídia – Conteúdo & RP.
Master coach pelo Center for Advanced Coaching dos EUA, mentor pela Universidade GE, professor da FGV nos cursos de MBA e pós-graduação, especialista em negociação pela Harvard Law School, pesquisador e membro do Observatório de Líderes
da Fundação Dom Cabral.
Manuel Fletes
Compliance da Bitso
Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Especialização em Compliance como ferramenta de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Profissional com mais de oito anos de experiência na área financeira, gerenciando equipes e projetos em instituições nacionais e internacionais. Atua como Gerente de Compliance na Bitso, sendo responsável pela gestão regulatória, PLD/FT e Controles Internos.
Para prevenir
riscos é preciso conhecê-los!
Riscos são inerentes às mudanças. Da mesma forma que as Fintechs chegaram para revolucionar um modelo de sistema financeiro, é imprescindível compreender as profundas mudanças no atual ambiente e aprimorar o seu gerenciamento de riscos diários.
A falta de conformidade pode trazer uma série de impactos, como:
Perda da licença de operação
Multas elevadas
Falta de capacidade de atrair investimentos
Mancha na reputação e imagem da empresa frente a
clientes e investidores
Desperdício de anos de trabalho!
À medida que as Fintechs ganham relevância e escala, é preciso
aperfeiçoar seus processos de gestão de riscos e incorporar novos controles de identificação, monitoramento e mitigação. Essa gestão deve ser feita de maneira unificada, formal e validada, tendo como base informações de qualidade. Só assim
é possível fortalecer o seu negócio diante de um cenário que consolida sua transformação.
Quero conhecer as
boas práticas de gestão de risco!
12 de julho
10h às 11h