Para oferecer uma experiência excelente aos seus clientes e garantir satisfação e fidelidade, é essencial entender o que eles esperam quando chega a hora de fazer um pagamento.
1. Faturas claras e precisas
Imagine receber uma fatura que não traz informações básicas corretas, como o valor devido ou outros dados essenciais para o processamento. Erros em faturas – seja por problemas manuais, sistemas desatualizados ou práticas inconsistentes – causam frustração. Clientes dependem de faturas corretas e pontuais para manter seu fluxo de caixa e orçamento em ordem. Quando encontram erros, eles acabam tendo que investigar o problema, o que gera atritos e pode atrasar os pagamentos. Além disso, erros frequentes abalam a confiança e fazem os clientes questionarem a competência da sua empresa, o que pode resultar em pagamentos em atraso.
Como a automação pode ajudar: Soluções de automação de faturamento garantem precisão e consistência, eliminando erros de entrada manual. Com fluxos de trabalho automatizados, as faturas são geradas e enviadas no prazo, reduzindo o risco de falhas de comunicação e erros caros. Além disso, a automação assegura que as faturas estejam em conformidade com normas governamentais e incluam todos os dados que os clientes precisam para o processamento.
Com a BlackLine, é possível acompanhar todo o processo – da geração ao status de entrega da fatura – para que sua equipe possa confirmar a entrega como primeira etapa e minimizar possíveis frustrações do cliente.
2. Facilidade para realizar o pagamento
Nada frustra mais o cliente do que enfrentar um processo complicado para pagar uma fatura. Exigir etapas manuais, enfrentar plataformas incompatíveis ou ter poucas opções de pagamento tornam o que deveria ser simples em algo trabalhoso. Os clientes esperam um processo de pagamento fácil e intuitivo – qualquer complicação pode gerar frustração, atrasos e até mesmo perda de vendas.
Como a automação pode ajudar: A solução de faturamento eletrônico da BlackLine, Invoice-to-Cash, oferece recursos de autoatendimento, como opções de pagamento online e acesso a extratos, tornando o processo mais conveniente. Nossa plataforma também permite que você atenda às exigências de cada cliente, garantindo a presença de todos os dados necessários. Quanto mais fácil for o pagamento, mais rápido sua empresa recebe!
3. Acesso rápido a informações atualizadas
Os clientes buscam transparência em suas contas. Muitas vezes, o setor de faturamento não tem visibilidade em tempo real do status de entrega das faturas, o que gera múltiplas solicitações dos clientes para reenvio e dúvidas sobre a entrega e pagamento.
Como a automação pode ajudar: A automação I2C (Invoice-to-Cash) oferece relatórios em tempo real e portais de autoatendimento, onde os clientes podem ver seu histórico de pagamentos e saldos pendentes. Essa transparência reduz a ansiedade, aumenta a confiança e facilita o gerenciamento das obrigações por parte dos clientes, além de liberar a equipe de cobrança de retrabalhos e reclamações.
Como a BlackLine pode ajudar
Processar faturas e pagamentos manualmente pode prejudicar a satisfação e a fidelidade dos clientes. Com a BlackLine, você simplifica o processo de faturamento com uma plataforma escalável, que oferece visibilidade e rastreabilidade, além de um portal de autoatendimento para gerenciamento de documentos e pagamentos online. Entre em contato conosco e veja como podemos transformar seu processo I2C e aumentar a satisfação dos seus clientes!
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