Uma crise organizacional pode acontecer por inúmeros fatores, internos ou externos, que podem estar, ou não, sob o controle da empresa. São os acidentes de trabalho, desastres ambientais e até mesmo a situação econômica do país.
Nesse sentido, uma crise de qualquer natureza tende a trazer inúmeros problemas para a companhia. Redução na lealdade dos consumidores, queda no volume de vendas ou até mesmo o encerramento da marca.
Para reduzir os danos, é preciso contar com uma gestão de crise eficiente e, para se planejar, conhecer os principais elementos que podem gerar uma crise. Venha conferir!
Crise econômica e financeira
Durante a pandemia do Coronavírus, em 2020, a economia brasileira encolheu 3,9%, fazendo com que o desemprego subisse para 13,5%. Dizemos isso para que você compreenda que uma crise organizacional pode ser causada exclusivamente por eventos externos e que não podem ser controlados.
Com base nisso, uma das crises que mais tira empresas do mercado é a dificuldade de se adaptar às novas tendências e necessidades do mercado. Assim, em caso de uma crise econômica, essa empresa obsoleta tende a ser deixada de lado pelos consumidores.
Porém, é preciso pensar na crise financeira como um ator importante. Ela pode acontecer, por exemplo, quando a sua empresa não tem um fluxo de caixa adequado para manter as responsabilidades em dia.
Crises por conta de questões legais
Segundo relatório do TMF Group, o Brasil é o país mais complexo para se manter um negócio. As dificuldades estão relacionadas principalmente à complexidade fiscal e tributária do país.
No entanto, é preciso ter em mente que todas essas regras precisam ser respeitadas à risca para garantir a sobrevivência do seu negócio. Afinal, há sanções administrativas e multas que podem acabar com a sua marca.
Podem ser processos trabalhistas, cair na malha fina do fisco, declaração de imposto incorreta ou até mesmo a não conformidade com requisitos sanitários da sua região, dependendo do seu nicho de mercado.
Realizar auditorias periódicas é fundamental para combater esse risco. Venha conferir como fazer da maneira correta em um conteúdo exclusivo!
Ambiente tóxico de trabalho
Muitas empresas não discutem o ambiente de trabalho tóxico por acreditar que não seja um ponto de atenção. Porém, é preciso tomar muito cuidado para criar um espaço agradável de trabalho para os seus colaboradores.
Afinal, se eles estão saturados, as brigas não param e as fofocas correm de um lado para o outro, o resultado do seu trabalho tende a ser inferior.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental garantir que o seu colaborador tenha as ferramentas adequadas para realizar as suas funções, assim como ser reconhecido pelos seus esforços.
Crise organizacional de reputação
Em um mundo superconectado, as crises de reputação tendem a se multiplicar. Afinal, as redes sociais dão aos clientes e concorrentes a oportunidade de falar da sua marca de modo público e para milhões de pessoas.
Para evitar esse tipo de situação é preciso contar com uma gestão de crises eficiente para monitorar os perfis e garantir que todos esses comentários sejam analisados, respondidos, com todos os problemas solucionados.
Nós podemos ajudá-lo a trazer mais confiança para o seu negócio, reduzindo os riscos e combatendo crises antes que elas se tornem um problema real. Visite a nossa página para conferir nossas soluções!
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