Com os diferentes processos e legislações que os departamentos financeiros precisam cumprir, o trabalho remoto trouxe desafios de gestão e operação para as empresas. Certas dificuldades podem influenciar diretamente no resultado do trabalho, assim como trazer problemas para a empresa. Listamos a seguir os principais desafios que gestores e diretores devem estar atentos quando suas equipes trabalham na modalidade home office e uma solução que ajuda nesses quesitos, confira!
Gestão de dados de forma remota
A gestão de dados é parte fundamental da área financeira. Eles podem estar relacionados aos custos, entradas, fornecedores e vários outros critérios. No trabalho remoto pode haver dificuldade na hora de gerir um grande número de informações e processos do departamento.
Com o comum uso de planilhas e colaboradores trabalhando de forma simultânea, dados podem ser armazenados de forma incorreta, até mesmo sobrepostos por diferentes pessoas, levando a perda de informações.
É essencial garantir uma boa gestão de informações contando com uma ferramenta digital que permita seu uso por diferentes pessoas ao mesmo tempo, além de garantir o armazenamento seguro para também evitar vazamento de informações sigilosas.
Mais fraudes financeiras
Uma pesquisa feita pela Omdia com a FICO mostrou que o trabalho remoto aumentou os desafios para evitar fraudes financeiras em 61% dos casos.
São encontradas vulnerabilidades referentes ao acesso à internet em ambientes residenciais, além de aumentar a chance de fraudes digitais pela falta de segurança nos processos e transações financeiras que as empresas realizam em redes externas.
O uso de sistemas despreparados para uma gestão integrada que possui segurança nativa também impacta nessa área, possibilitando que crimes e fraudes aconteçam durante o trabalho remoto.
Dificuldades no fechamento do caixa
O fechamento de caixa também apresenta desafios no trabalho remoto. A organização é fundamental para lidar com um grande fluxo de informações, evitando que sejam feitas análises e inclusões incorretas na hora de realizar cobranças ou imputar valores.
Essa dificuldade em realizar o fechamento considerando as ferramentas disponíveis no trabalho remoto atinge 43% das pessoas que atuam nessa área, conforme pesquisa feita pela NetSuite.
O fechamento realizado sem a utilização de uma plataforma que integre todas as informações pode resultar em perdas financeiras e outros problemas até externos à empresa, com fornecedores, por exemplo.
Cumprimento das legislações tributárias
Com o grande número de legislações tributárias que encontramos no Brasil, uma das mais complexas do mundo, o setor financeiro também pode encontrar dificuldades em realizar cálculos e gestão de todas as normas impostas pelo governo.
Lidar com as exigências do Fisco se tornou um desafio nesse novo modelo de trabalho, considerando a constante mudança de prazos, regras e cálculos referente aos tributos, deixando os colaboradores suscetíveis a erros que resultam em multas e outros prejuízos para o negócio.
Usando uma plataforma para gestão financeira e contábil
Uma maneira profissional e que vem sendo usada pelas empresas é utilizar um serviço que realize a automação financeira e contábil do negócio, permitindo que todos os processos fiquem integrados e organizados em uma única plataforma.
A MarketTrends, empresa com experiência no setor de tecnologia para empresas, oferece diferentes soluções para automatizar processos financeiros, em partes ou de ponta a ponta. Entre elas está a BlackLine, plataforma líder de mercado no quadrante Gartner, baseada em nuvem e certificada ISO27001.
Conheça todas as funções dessa ferramenta e fale com um especialista da MarketTrends para tirar todas suas dúvidas!
No comment yet, add your voice below!