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Dicas para aumentar a retenção de clientes

Dicas para aumentar a retenção de clientes

Dicas para aumentar a retenção de clientes

Reter clientes é tão importante – ou até mais importante – quanto conquistar novos clientes. Por isso, neste artigo você vai saber o que de fato é a retenção de clientes, benefícios e 3 dicas incríveis para aumentar a retenção de clientes.

Boa leitura!

O que é retenção de clientes?

Basicamente é o processo de fidelização dos clientes já conquistados pela empresa. Trata-se de um trabalho maior do que só deixar os clientes satisfeitos, tem a ver com encantamento e confiança.

Fidelizar clientes significa fazer com que os clientes conquistados fiquem tão felizes com os produtos, serviços e experiências que uma empresa proporcionou a eles, de forma que continuem comprando dela, no curto, médio e longo prazo.

Benefícios da retenção de clientes

Atuar proativamente na retenção de clientes pode ser ainda mais vantajoso do que unificar seus esforços na aquisição de novos:

  • É mais econômico: Segundo pesquisas da Harvard Business Review, conquistar um novo cliente é entre 5 e 25 vezes mais caro do que reter um cliente.
  • É mais lucrativo: Aumentar a taxa de retenção dos consumidores em apenas 5% eleva a lucratividade em até 95%, segundo pesquisa Bain & Company.
  • Maior ticket médio: Clientes fiéis gastam 67% mais que novos compradores, segundo pesquisa Bain & Company.
  • Defensores da marca: Consumidores fiéis costumam ser defensores da marca. E isso faz com que eles não só defendam suas marcas favoritas, como também indiquem para seus conhecidos e familiares. Um fator bem influente que pode converter em novos clientes de uma maneira mais eficaz.

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3 dicas para aumentar a retenção dos clientes

As dicas a seguir não são as únicas, mas certamente são fundamentais para conseguir fazer com que seus clientes sejam cada vez mais fiéis à sua marca.

  1. Entregue o melhor possível

Pode parecer óbvio, mas no dia a dia é onde muitas empresas pecam. Desde o começo do relacionamento da sua empresa com cada cliente, sempre trabalhe para oferecer o melhor possível. Seja na qualidade do produto ou serviço, no atendimento, no pós-venda etc. Trabalhe para que todos os pontos de contato com o cliente sejam extremamente positivos.

Lembre-se de que para fidelizar um cliente não basta deixá-lo satisfeito. Satisfação é o básico obrigatório, é necessário ir além e encantá-lo em todos os momentos da sua compra. A experiência dele com a sua marca precisa ser sempre positiva.

  1. Converse com o cliente

Hoje em dia o cliente tem uma voz muito mais ativa do que no passado, cada cliente representa uma grande importância para qualquer tipo de negócio. Conversar e escutar seus clientes é um trabalho extremamente importante. E, por isso, você precisa estar onde ele estiver!

As opiniões e críticas que você receber servirão de insights valiosos para que você aprimore cada vez mais a sua oferta e crie valor para a sua marca. Ao mesmo tempo os clientes ficarão cada vez mais satisfeitos por serem ouvidos, o que aumentará e melhorará o relacionamento com a sua empresa.

  1. Treine sua equipe antes, durante e depois

Sua equipe precisa estar 100% preparada para atender o cliente de uma maneira exemplar. Tratar bem os clientes é obrigação. Sendo assim, faça com que todos os responsáveis tenham base para conseguir atender cada cliente da melhor maneira possível. E isso vale para antes, durante e depois de uma compra ser efetuada.

Contar com soluções para a gestão da experiência em call centers, como a Verint, pode ser uma grande aliada para a construção de relações duradouras com seus clientes.

Além disso, o pós-venda é muito importante para fidelizar um cliente. Muitas empresas só se importam em efetuar uma venda. Depois disso, não se importam com aqueles que compraram com elas. Isso é um grande erro.

Fidelização também trabalha muito o suporte para todos os clientes que compraram com a empresa, respondendo dúvidas, ajudando em manutenções e até mesmo troca do que foi comprado, isso eleva a confiança do cliente na empresa.

A retenção do cliente é algo muito importante para uma empresa, até mais do que a conquista de novos. Se você deseja se aprofundar no assunto e melhorar a experiência do seu cliente, nós temos as melhores soluções para você. Confira!

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