Toda empresa está sujeita a riscos. Eventos que podem prejudicar em maior ou menor grau a companhia e impedir que os objetivos de negócios sejam alcançados. São inúmeros exemplos e eles dependem da natureza do seu negócio. Desde a falta de energia até uma invasão de hackers ao seu sistema. Mudanças na política econômica e preços de insumos. Pandemias. Acidentes operacionais. Má conduta de colaboradores…Para garantir que a sua empresa siga viva e operante, ou seja, garantir a continuidade dos negócios e minimizar os possíveis impactos desses eventos você precisa contar com um Plano de Continuidade de Negócios (PCN).
Um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) é justamente o que fazer até a situação se normalizar. Quais são os equipamentos que devem ser utilizados, quais instalações, quem é o responsável por colocar o plano em prática, entre outros aspectos.
Sendo assim, podemos dizer que o PCN é uma forma de prevenção contra desastres que podem acontecer em sua empresa. Minimizar o impacto causado é essencial para que o seu negócio consiga progredir mesmo em situações complexas.
Para sua elaboração e garantir que ele irá funcionar, é preciso levar em consideração três pontos básicos em um primeiro momento:
- Gestão de riscos: é preciso identificar quais são as principais ameaças que podem afetar o seu negócio;
- Gestão de impacto: se essas ameaças agirem, quais serão os impactos que elas podem causar dentro do seu negócio;
- Ações estratégicas: quais serão as medidas tomadas pelo seu negócio para garantir que a retomada de operações seja possível.
Ao conseguir analisar cada um desses pontos, é possível elaborar um bom PCN, que trará mais segurança para as suas operações. Por mais que interrupções aconteçam, é preciso ter alguma forma de seguir em frente com o seu negócio e abreviar esses momentos.
Se você tem interesse em se aprofundar na gestão de riscos, não deixe de conferir o nosso Guia Prático: 4 tipos de Riscos Essenciais ao seu mapa de risco
Vantagens do Plano de Continuidade de Negócios para a sua empresa
Além do aspecto de prevenção, um PCN bem elaborado é capaz de proporcionar benefícios às organizações. Aqui alguns exemplos que podemos citar:
- Aumenta as chances do seu negócio sobreviver no caso de algum grande imprevisto;
- Promove maior grau de eficiência mesmo em situações de interrupções;
- Ajuda a preservar a imagem e a reputação da empresa, que recebe o prestígio de ter uma boa gestão profissional;
- Faz com que os gestores tenham um conhecimento mais amplo sobre o funcionamento da empresa na prática;
- É possível promover um treinamento efetivo para esses momentos entre a sua equipe.
No mais, como podemos ver, contar com um Plano de Continuidade de Negócios é essencial para o sucesso do seu negócio. Ferramentas que auxiliam nesse processo podem ser de grande ajuda para os momentos de dificuldade.
E se você tem interesse em contar com uma em seu auxílio, não deixe de conhecer a GlobalSuite, nossa ferramenta completa para a gestão de Governança, Risco e Conformidade, que pode te ajudar com o seu PCN!
No comment yet, add your voice below!