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Segurança da Informação e Compliance Digital: o que você precisa saber

Segurança da Informação e Compliance Digital

Segurança da Informação e Compliance Digital: o que você precisa saber

Em um momento do mercado onde o mundo digital está cada vez mais intrínseco nos negócios, mesmo aqueles que não atuam primariamente na internet, é essencial compreender como a segurança da informação e o compliance digital estão interligados.

Isso se relaciona não somente de forma interna, na criação de políticas que assegurem os dados do negócio, mas também com regulamentações e leis que exigem que as empresas cuidem das informações de terceiros com quem ela realiza negócios.

Continue a leitura e entenda:

A segurança da informação e o compliance digital

O termo “compliance” refere-se à adequação, estar em conformidade com algo. No âmbito digital, essa expressão é usada para determinar se uma empresa segue regras, políticas internas e leis de órgãos externos para garantir a segurança da informação dentro do negócio, seja referente a bases de dados e arquivos digitais, seja relacionada a dados de clientes, fornecedores, colaboradores, entre outros.

Quando estabelecidas internamente, essas políticas podem ser executadas por sistemas que garantem a proteção de dados e as adequações necessárias a diferentes leis, como, por exemplo, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Com políticas de segurança da informação bem definidas, são analisados e mapeados os principais riscos atrelados ao negócio e ao uso da internet, contribuindo para a implementação de medidas que previnam problemas, como perda de dados, ataques cibernéticos ou vazamento de informações sigilosas que podem até levar um negócio à falência, seja pelo valor dos dados, quanto por multas milionárias que podem ser aplicadas por órgãos reguladores.

Como estar em compliance digital

Existem algumas etapas fundamentais para criar políticas de compliance digital, que facilitam o entendimento e o processo para garantir as melhores práticas em segurança da informação.

Realizar uma auditoria prévia contribui para entender quais tecnologias já fazem parte do dia a dia da empresa e devem ser acompanhadas, permitindo uma visão dos potenciais riscos e análise de eventos passados.

Depois disso, é realizado um mapeamento dos riscos relacionados à segurança da informação de forma completa, tanto interna e externamente à empresa, focando em entender o que pode afetar a segurança de dados da empresa e sua integridade.

Nessa segunda etapa, ao identificar os riscos, são determinados seus possíveis impactos no negócio, com que periodicidade podem ocorrer e quão prejudiciais podem ser para o atingimento dos objetivos.

A terceira etapa se dá pela criação de políticas e processos intrínsecos ao negócio. São elas que vão garantir a segurança, as práticas e políticas de privacidade, o uso correto das ferramentas disponíveis e como serão geridos os acessos aos dados.

Isso inclui a definição das ferramentas ideais para gerir os dados e garantir a segurança digital das informações, independente se seu modelo de negócio possui ou não uma equipe dedicada à tecnologia da informação.

A MarketTrends pode ajudá-lo na implementação das melhores práticas para compliance digital em seu negócio. Fale com um especialista!

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